A P R E N D I

Aprendi que demoras surpreendem com luz e o inesperado suscita fortaleza. Quando estou em comunhão com as realidade, a dor se faz suave encontro.
Aprendi que, não raro, a sonoridade da voz se faz eco do timbre da alma. Ao abraçarmos palavras, somos capazes de permitir que emoções e pessoas se hospedem em nosso coração.

Aprendi que o mar gosta de brincar para se esquecer de sua imponência. Quando alguém se desprende do que mais ama, entrelaça bons amigos.
Aprendi que a indelicadeza para com pessoas e coisas facilmente ameaça e debilita relações. Quando, encantado, se assume a pequenez alheia, nossa alma se expõe ao brilho do sol divino.

Aprendi que isolamento e tristeza corroem a beleza da realidade. Quando o coração, ansioso, não se contém é como um trator que tudo esmaga.
Aprendi a lição de uma salada de frutas : cada uma valoriza o sabor da outra. Quando se mastiga bem a comida, o organismo todo se faz louvor para criaturas e seu Criador.

Aprendi que o gosto pela leitura me pacifica em desafios da vida. Quando a pessoa não se agüenta dentro de si, só bom humor se faz chave de paz.
Aprendi que pisar descalço no chão da vida é liberar algum segredo da terra. Quando fazemos da vida uma lição a abrir espaço acolhedor, ela nos presenteia, grata, um novo tesouro seu.

Aprendi que o amor expulsa o tédio, enchendo o coração de benevolência. Quando se faz do silêncio uma música, tristeza se faz promessa de alegria.
Aprendi que reconhecer um erro representa o primeiro degrau da sabedoria. Quando decidimos olhar as coisas como realmente são, o céu se nos desvela na roupagem deste mundo.

Aprendi que no jeito de ser dessas frases, uma palavra se faz novidade. Se navegas na ondulação de um texto, colherás um conceito que se faz lâmpada.

* * *

Frei Cláudio