SÚPLICA em defesa do Meio Ambiente


DEUS PAI, criador de todas os seres, arquiteto de tantas formas de beleza, sois a inspiração para protegermos montanhas e vales, mares e planícies, com seu verde a cobrir a face da terra. Sois o hálito que faz respirar animais, pássaros e peixes que refletem a imponência da criação, presente nosso de cada dia. Tanta riqueza nos conserve co-responsáveis por uma vida saudável para todos.

DEUS FILHO, nosso irmão – divina humanidade em cada um de nós - fazeis com que nossas ações sejam de respeito na fraternidade, não apenas em prol de nossos semelhantes, mas em benefício de todas as criaturas vivas. A solidariedade, fruto de vosso testemunho e de vossa mensagem, nos faça viver melhor a vida em harmonia e cooperação com todos que povoam a terra.

DEUS ESPÍRITO, amor e força universal a nos envolver desde sempre, sois a luz de nossos passos na construção do bem – companheira nossa nas lutas pela preservação dos recursos naturais. Longe de todo fundamentalismo e envolvidos em vossa paz, saibamos acolher e promover as diferenças que fecundam vida e convivência dentro do equilíbrio que a própria natureza deve a uma inesgotável diversidade.

Trindade Santa, sois nosso guia nos cuidados pela água – alimento sagrado de todos os seres vivos – sinal de Deus em nosso ecossistema. Por vós conduzidos, não desanimamos nas dificuldades cotidianas pela defesa do meio ambiente. Em clima de comunhão, preparemos dias melhores para a alegria dos que apostam em uma sociedade diferente. A partilha em comunhão seja a alegria de nosso viver.

Amém.

***********************

ECOLOGIA

Ecologia Integral

A palavra ecologia vem do grego: oikos = casa, espaço de morar, e logos = palavra ou entendimento. Ecologia é o estudo de nosso habitat, do espaço onde nos encontramos neste mundo. Ecologia é um ramo da biologia que trata das relações que os seres vivos constroem entre si e com o meio ambiente, onde a pessoa humana é uma entra tantas outras espécies.

Ecologia nos faz conhecer e respeitar nosso planeta, a casa comum, onde uma multiplicidade quase ilimitada de seres, interagindo, formam um amplo eco-sistema que, por sua vez, consta de muitos subsistemas. Aqui, o homem não é o centro do mundo, como o coração não é o centro do como, mas um simples sócio ou parceiro, beneficiado e benfeitor, no meio de todas as outras espécies. A atitude básica do grande sistema é respeito e cooperação.

Uma vez que tudo, na natureza e na vida, é relação, nada pode existir só para si e ninguém se basta. Todos, entrelaçados, sofrem uma permanente influência mútua e uma certa mutação, que é a dinâmica e o objetivo da vida. E preciso crescer e desprender-se, é preciso servir e deixar convidar-se, é preciso fazer-se receptivo e abrir o círculo, é preciso ir ao encontro e aprender a fruir. Fruir na humildade e gratidão, fruir no respeito e na colaboração.

Nossa condição ecológica, ou seja, o fato de pertencermos a tudo e todos, em nós, exige que, pessoalmente, cuidemos do entrelaçamento e da mútua dependência entre corpo, psiquismo e espírito. Ao mesmo tempo, exige que, fora de nós, cuidemos de nossa integração na convivência social, respeitando direitos, promovendo a dignidade e lutando pelo bem comum de tudo e todos. Enfim, exige que vivamos integrados com a natureza, cuidando bem da preservação da vida e da harmonia de seus integrantes ou parceiros, como ar, água, plantas, animais e temperatura.

Podemos concluir, dizendo que a ecologia, nossa vocação ecológica é essencialmente integral.


PESSOA ECOLÓGICA

Como bom observador, você já percebeu que fragmentação toma a pessoa como peça quebrada em uma engrenagem que funciona mal. Porém, bem identificado consigo e inserido no contexto, sua vida terá boa qualidade e seu coração estará em paz.
Com sabedoria, você fará boa aprendizagem, integrando o ter no ser, as partes no todo para que, equilibradamente, possa afirmar-se em sua identidade e cumprir a missão que lhe cabe, coligando coisas, energia, situações e pessoas mutuamente dependentes.

Ao cuidar bem de si, mostrará interesse pelos outros. Viverá a espiritualidade como aquela luz que rasga horizontes e, então, criará espaços abertos em que, acima de todo preconceito, se mostrará receptivo ao diferente e às promessas de algo novo melhor.
A lei básica é deixar-se projetar e crescer, o que implica comunicar e partilhar em um contexto de mútua dependência, com a tarefa de inserir-se, assumir e soltar para, assim, também prestar serviço em um todo que possibilita e sustenta a parte e, por ela, é beneficiado. Na coragem de se abrir o círculo da vida, acontece o milagre de uma permanente gratuidade.
Dessa forma, bem integrado, se libertará de mecanismos VICIOSOS que o tomam um “estranho no ninho” e viverá cada vez mais consciente e mais parceiro, demonstrando confiança e fundamental respeito pela vida e pelas pessoas. E com ricos frutos beneficiará muitos.


CURSO / ATUAL. -------------------- Março /04 ------------------------ Igreja do Carmo