Como Vigário da Igreja do Carmo, Frei Cláudio orienta e participa dos serviços pastorais e apoia serviços comunitários diversos. ( Vide Cronograma de serviços da paróquia )

 

PARÓQUIA N.SRA. DO CARMO
Serviços

Na Vida Paroquial vivência da Fé, convivência fraterna, atividades e celebrações abarcam os serviços de evangelização, Saúde, de caráter promocional,familiar, formação espiritual e de administração. Em conjunto, eles expressam e dinamizam a vida eclesial a serviço da construção do Reino: união de Deus com os homens, das pessoas entre si, com a natureza e o acontecer histórico.
Aqui as características básicas são comunhão e participação, o que implica descentralização do poder, estando o mesmo orientado para o serviço na, com e para a comunidade. Servir a Deus vai de mãos dadas com servi-lo nos irmãos. Consequentemente, sobretudo num contexto de grande carência, o serviço paroquial há de desdobrar-se numa ampla rede de iniciativas, onde a autenticidade evangélica implica cidadania ética e política em vista do bem comum.
Sob o lema:”Só quem traz um tijolo pode julgar-se construtor da casa”, a Paróquia N. Sra. Do Carmo, em BH, em suas 06 Pastorais, mostra-se criativa nos seguintes setores:

EVANGELIZAÇÃO: Catequese de Infância, de Adolescência, de Juventude, de Maturidade; Batismo, Crisma , Estudo Bíblico, publicação de Catecismos e publicações de Formação Cristã (Fé, Moral, liturgia, Espiritualidade), Círculos Bíblicos/Curso de Bíblia,Equipe de Liturgia, Encontro de Noivos.

PROMOÇÃO ESPIRITUAL/FAMILIAR : Movimento de Casais, Visitação aos Enfermos (domicílio e hospitais) , Pastoral de Luto, Bênção de Residências, Missa em Prédios, Ordem Terceira do Carmo, Filhas de Maria, Apostolado de Oração, Legião de Maria, Equipe de Acolhida, Equipe de Espiritualidade, Grupo de Oração, Boletim Semanal e Publicações, CEPA-Centro de Espiritualidade e Pastoral Carmelitana.

SAÚDE: Ambulatório Médico, Serviço Odontológico, Laboratório Médico, Farmácia, Fisioterapia, Acupuntura, Pão-Forte, Medicina Naturista, Centro de atendimento ao desnutrido, Vacinação, Pré-Natal, Grupo de Hipertensos, Grupo de Reumáticos, Fonoaudiologia, Arte Culinária ( Cursos de Cozinha Alternativa), Psicologia , Psicoterapia Individual e Familiar, Ginástica p/3ª idade.

SERVIÇO PROMOCIONAL: Escola Profissional, Conviver no Carmo, Biblioteca, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Neuróticos Anônimos, Alcoólatras Anônimos, Psicóticos Anônimos, Clube de Mães, Bazar da Vovó, Grupo de Costura, Alfabetização de Adultos, Equipe de Captação de Recursos e Comunicação , Coral Cantate, duas Creches, Jornal O Carrilhão, Grupo de Comunicação e Captação de Recursos-GCC.


COORDENAÇÃO DE PASTORAL - Apoio logístico aos serviços/voluntários

SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO: Secretarias (3) , Contabilidade, Dízimo, Administração Geral, Conservação e Manutenção .

PASTORAIS DA IGREJA DO CARMO

1. EVANGELIZAÇÃO – Catequese ( criança, jovens e adultos), Formação Humana de Adultos, Formação Humana de Crianças , Equipe de Liturgia, Palestras, Livros,Boletins, Jornal, Site, CD , CDR, Debates.


2. SACRAMENTOS - Batismo, Crisma, Encontro de Noivos, Visitação a Enfermos e Idosos, Celebração da Unção, Celebração da Reconciliação.


3. ESPIRITUALIDADE – Ordem Terceira do Carmo, Apostolado da Oração, Filhas de Maria, Legião de Maria, Centro de Espiritualidade e Pastoral Carmelitana-CEPA , Equipe de Acolhida, Escola Bíblica “Eliseu Lopes”, Estudos Bíblicos, Entrevistas TV.


4. FAMÍLIA – Movimento de Casais, Bênção de Residências, Missa nos Prédios e Praças, Palestras.

5. SAÚDE – Ambulatório Médico e Odontológico, Centro de Atendimento Terapêutico – CAT ( Psicoterapia de crianças, adultos e famílias) , Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicopedagogia, Assistência a Desnutridos-CAD, Farmácia, Grupo de Hipertensos, Grupo de Reumáticos, Assistência a gestantes ( Pré-Natal, Cursos/Palestras educativas, Grupos Psicoterápicos), Medicina Naturista ( Reiki, Shiatsu, Acupuntura, Massagem Terapêutica), Ginástica p/ 3ª Idade ( relaxamento e alongamento, dança sênior), Vacinação, Arte Culinária(Cursos de cozinha alternativa).

6. PROMOÇÃO HUMANA – Clube de Mães, Creches (2), Projeto Conviver no Carmo, Alfabetização de Adultos, Bazar da Vovó, Escola Profissional, Biblioteca, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Centro de Apoio Jurídico do Carmo,Equipe de Comunicação e Captação de Recursos-GCC, Arte Culinária, Bazar da Pechincha, Grupos de Costura, Grupo de Pintura em Tecido, Jornal “O Carrilhão”.


7. SERVIÇOS DE APOIO – Neuróticos Anônimos, Al-Anon, Crianças de Rua, Catadores de Papel –ASMARE, Alcóolatras Anônimos, Associação dos Portadores de Hepatite C-AMIPHEC, Oficinas de Oração.

8. COORDENAÇÃO DE PASTORAL -

9. SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO –

DESCRIÇÃO QUALITATIVA DOS SERVIÇOS


1. FORMAÇÃO HUMANA DE CRIANÇAS – Atuando na Escola Estadual Pres.Antonio Carlos desde 1996, e contando com a participação de 20 voluntários, e uma parceria da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção MG, atende crianças na faixa etária de 07 a 13 anos. Este ano orientou 290 crianças na formação de valores éticos e de cidadania.

2. FORMAÇÃO HUMANA DE ADULTOS – No turno noturno da Escola Est.Pres.Antonio Carlos, desde 1995, este serviço conta com a colaboração de 30 voluntários que desenvolvem um trabalho com adolescentes e adultos. Orientaram 300 alunos em encontros semanais , através de reflexões, dinâmicas e oficinas buscando a formação da consciência cívica, cristã e sua inserção na sociedade.

3. ESCOLA PROFISSIONAL – Formou 393 adultos nas áreas de mecânica de auto, eletricidade predial e de auto, informática, cuidador de idosos, corte e costura. Além disso oferece cursos de inglês e espanhol, ministrados por voluntários.

4. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS - Contanto com a participação de 08 voluntários , foram alfabetizadas 30 pessoas numa faixa etária de 40 a 70 anos. São pessoas que sentindo-se marginalizadas, buscam neste serviço sua inserção sócio-cultural.

5. CLUBE DE MÃES – Conta com 12 voluntárias. Estabelecem uma relação de troca de seus talentos e suas aptidões, não só com as 60 alunas de diversas faixas etárias, mas também entre sí. Os trabalhos confeccionados são doados a asilos e outras instituições. Alcançam a profissionalização dos alunos nos cursos de bordado e pintura em tecido.

6. CENTRO DE ATENDIMENTO TERAPÊUTICO –CAT – 16 voluntários das áreas de Psicologia e fonoaudiologia respondem pelo atendimento de 326 clientes, atuando através de psicoterapia individual e familiar e dinâmicas de grupo.

7. CENTRO DE ATENDIMENTO AO DESNUTRIDO –CAD – Assiste a 30 crianças cadastradas com orientações à família , consultas médicas e distribuição do PÃO FORTE, semanalmente. Essas famílias recebem mensalmente uma cesta básica.

8. CENTRO DE APOIO JURÍDICO – CAJ – Iniciado em abril do corrente ano, atendimento jurídico gratuito à população carente de Belo Horizonte, especialmente aos moradores das favelas Acaba Mundo, Cafezal e Morro do Papagaio. O número de ações ajuizadas perfaz o total de 50.

9. BIBLIOTECA “EDITH STEIN”- Conta com 36 voluntários envolvidos em diversas atividades: contação de estórias nas escolas públicas da comunidade e nas creches; recuperação de livros e arquivo de recorte de publicações em revistas e jornais para pesquisa sobretudo para estudantes. Os Empréstimos realizados somaram 16.796, leitores cadastrados 1322.

10. PROJETO FOME ZERO DO CARMO – Iniciativa do Comitê da Cidadania do Carmo que funciona na nossa Comunidade há 10 anos. Tem como objetivo primeiro melhorar a alimentação escolar das escolas públicas da comunidade. Vem recebendo adesões de várias instituições , sobretudo do Instituto Izabela Hendrix e do Comitê Mineiro de Ação da Cidadania que doaram 1.235 litros de leite e 1.200Kg de arroz e feijão. Conta com 10 voluntários.

11. AMBULÁTÓRIO MÉDICO E ODONTOLÓGICO – Atendeu no ano de 2003, 28.486 pessoas . Conta com a colaboração de 300 voluntários, nas áreas de ginecologia, pediatria, fisioterapia, psiquiatria, clinica médica, vacinação,odontologia, endocrinologia. No atendimento às gestantes foram ministradas palestras sobre temas relacionados a condição da mulher grávida e seus familiares. A farmácia do Ambulatório atende aos usuários com a distribuição gratuita de medicamentos.