Apresentação

MANUSEADOR DA PALAVRA

Característica da pessoa humana é “estar - no - mundo - com - os - outros". Há mais de trinta anos encontro-me na Comunidade “Carmo - Sion”, desempenhando a missão de crescer como pessoa e de evoluir como formador de consciência. Pela palavra ainda tenho tido o privilégio de estar cercado de exceÍentes amiqos e generosos colaboradores.

Tenho tido na palavra um instrumento incomum para captar algo do mistério que me cerca e ela me proporcionou uma crescente percepção de mim mesmo e dos outros. Graças à palavra partilhei luz, fui estimulado e ajudei também, agucei os sentidos, mobilizei consciências, atraí para as dimensões profundas da Mensagem do Evangelho.

Para não ser como simples papel de embrulho, a palavra careceu de ser fecundada, nutrida, acarinhada, desenvolvida, amparada, corriqida e, com respeito e amor voar para levar algo de mim, de meus sonhos e angústias, de minha aprendizagem e solidariedade pelos outros. Só desta forma, ela se fez revelação, comunicação, abraço.

meu ir e vir no meu conviver e realizar, coube à palavra ser asa do Espírito a fim de veicular luzes e energias superiores para enriquecer pessoas, orientar vidas e realizar objetivos e promover encontros para uma boa qualidade de convivência. Desta forma, a palavra se tem feito carne, vivendo em mim, antes de levantar vôo.

Caros amiqos, sinto uma gratidão imensa e os admiro do fundo do meu coração. Sim, mais do que semeara palavra nas ondas da comunicação, fui por ela carregado e plasmado, um pouco como o vaso a que o oleiro dá forma. A palavra me sensibilizou, alimentou, curou, enriqueceu; ela me fez acolher e avançar.

E com muita satisfação que, na celebração dos meus 40 anos de sacerdote, faço chegar às suas mãos esta peça modesta de um artesanato da palavra. Faça dela, em momentos soltos do seu dia a dia, uma diferente “asa deIta” para sobrevoar um pouco as diferenciadas paisagens da vida e as novas dimensões desta luta que é sua.

No calor da amizade e no entusiasmo da esperança, Belo Horizonte, 19/12/99

frei Cláudio


RETORNA