APRESENTAÇÃO

Saber tirar das coisas da vida o suco que nutre o espírito é sinal de vitalidade cristâ O próprio Jesus de Nazaré era demasiadamente sensível à mensagem que se ocultava por trás de um lírio do bosque, de um passarinho a voar, de uma frondosa figueira sem frutos, de uma criança a sorrir, de uma velhinha de coração desprendido.

Afinal, em cada coisa, em cada acontecimento, Deus escreveu uma mensagem que desafia nossa capacidade de decifrar.

O opúsculo que aqui apresentamos é uma tentativa de ajudar a decifrar esta mensagem divina. Não foi escrito para eruditos. Desti-na-se àqueles que a lide diária esgota o tempo e a capacidade de esforço para os vôos altaneiros do pensamento, mas que nem por isso estão menos famintos de alimento espiritual.

O Autor, de maneira simples e direta, coloca o leitor diante de temas encarnados na vida dos profetas, dos apóstolos e, sobretudo, de Jesus. Através de uma reflexão, transparente mas substanciosa, procura captar a riqueza dos textos bíblicos e administrá-la em doses comedidas aos espíritos sedentos.

Para estimular a reflexão pessoal do leitor, ele levanta perguntas várias que obrigam a um confronto, sem subterfúgios, entre a mensagem divina e a própria vida. Cada capítulo termina com uma súplica em que a pessoa, sensibilizada diante da grandeza do Deus que a interpela, prorrompe em atos de fé, de humildade, de confiança e de conversão.

Em trinta e um pequenos capítulos, distribuídos bem à medida do mês, são abordados os temas que mais recorrem à mente de cada um de nós no dia-a-dia: a providência, a confiança, o compromisso, a felicidade... Meditando sobre eles é que fr. Cláudio van Balen, com sua experiência de Carmelita e de Sacerdote engajado na pastoral, ao invés de se arvorar em palmatória do mundo ou em pregador moralizante, apenas acende uma vela. Uma vela fraquinha quiçá, mas com um clarão bastante para alumiar um bom pedaço de estrada em frente.

Quando você, estimado leitor, estiver numa encruzilhada difícil, quando for assaltado de angústias, quando as visões obscurecerem, quando estiver sentindo decrescer o gosto de viver, abra as páginas deste livrinho. Tenho certeza que funcionará como um fortificante espiritual.


Belo Horizonte, 15 de outubro de 1982, IVº Centenário de Sta. Teresa de Ávila.

Fr. José Fragoso Filho O. Carm.

 

RETORNA