Em treze passagens colhidas no Novo Testamento, o autor faz sérias e profundas considerações quanto a importância de Maria em nossas vidas.
Passados quase dois mil anos, Maria continua sendo o modelo para todo cristão disposto a tornar-se disponível para o serviço de doação ao qual o Evangelho nos conclama.

Apresentação

Caro Frei Cláudio,

Muito obrigado pelo texto sobre Maria que me deu para ler. Li e gostei. Li devagar, bem devagar. Durante a leitura veio-me à mente uma frase do Deuteronômio: “Sim, a Palavra está bem perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30,14). É o que você fez acontecer em mim por meio das suas reflexões.
A impressão que eu tive é que você, como que naturalmente, me levou a entender a Palavra com a mente, e repeti-la com a boca, a conservá-la no coração e a querer encarná-la na vida. Você fez a palavra chegar tão perto dos meus olhos que pude perceber nela as frestas por onde olhar para dentro. Pude experimentar o mundo da experiência humana que existe do outro lado da Palavra, no dia-a-dia da vida. As suas reflexões fazem a pessoa acordar para a Palavra que existe dentro da sua própria vida e experiência. Fazem descobrir que a Palavra que está perto de mim não é a Palavra da Bíblia, mas sim a Palavra de Deus dentro da gente.

O livro que você compôs não é um romance de se ler de uma só vez, mas é como uma vitamina concentrada, a ser tomada em gotas contadas, uma só vez ao dia, de preferência de manhã ao levantar. E deve ser tomada misturada com a água da experiência. Sem a experiência do leitor ou da leitora, estas suas reflexões são como um pavio sem cera. Queima rápido e apaga logo. Mas misturadas com a experiência são como o círio: fica aceso o ano todo!

Você ruminou a Palavra e apresentou aqui o resultado. É uma maneira de se fazer leitura orante da Biblia. Tudo isso me lembra Maria, a mãe de Jesus, que ruminava os fatos da sua experiência e os conservava no coração, a ponto de descobrir neles a Palavra de Deus e dizer: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Lembra também o profeta Elias que dizia: “Vivo é o Senhor, em cuja presença estou”. Pois no que você escreveu transparece uma presença à vida, criada por Deus. A luz desta presença ilumina o texto da Biblia e da vida.

Um grande abraço do seu confrade,

Frei Carlos Mesters

RETORNA