APRESENTAÇAO

O presente opúsculo é uma resposta a uma aspiração cada vez mais acentuada no homem de hoje para se colocar numa atitude de oração. Numa atitude em que experimente estar face a face com Deus, descubra o sentido de viver, bem como as suas riquezas e limitações. Na ausência ou desconhecimento de modelos que satisfaçam, não poucos voltam-se para métodos de oração apregoados por mestres espirituais das mais variadas religiões, sem atinarem sequer com o seu propósito.

No entanto, a tradição espiritual cristã consagrou alguns modelos que têm servido de caminho seguro para um mergulho no Mistério de Deus, para um conhecimento mais profundo de si mesmo e para o revigoramento espiritual que faz o homem ver com os olhos de Deus, sentir com o coração de Deus. Conhecemos a “Oração da hora pre-sente”, o oficio de Nossa Senhora, os métodos de meditação.

Contudo estes modelos nem sempre falam uma linguagem perceptível aos ouvidos do homem atual. E por não entendê-los, ele deixa de encontrar aí o nutrimento espiritual.
Os autores tiveram em mente esta dificuldade. Por isso, elaboraram um modelo de oração inspirado na riqueza espiritual da Bíblia e da tradição eclesiástica, mas traduzido numa linguagem simples, ao alcance de todos. Aqui o leitor experimentará o vigor da fé do Salmista, meditará sobre a Palavra Sagrada, exprimirá seus sentimentos em hinos, orações e antífonas de transparente riqueza espirituaL

A preocupação central dos autores foi a de um guia para o encontro entre o Mistério de Deus e o nosso jeito de ser limitado, mesquinho e inconstante. A escolha não poderia ser mais feliz. Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus. Na sua singeleza e humildade, Maria, mais do que ninguém, viveu em permanente atitude de oração, a ponto de deixar-se invadir por Deus, identificando o seu querer com o de Deus, seu olhar com o dele, seu sentir com o do coração de Deus. Orar com Maria é cair nas graças de Deus.

Por tudo isto, prezado leitor, você tem em mãos um livrinho que não o deixará indiferente à oração. Ele foi elaborado por dois frades carmelitas — fr. Paulo Gollarte e fr. Cláudio van Balen — que, muito embora envolvidos pelo estafante trabalho pastoral de enormes centros urbanos, como São Paulo e Belo Horizonte, jamais perderam de vista o ideal que a Ordem do Carmo se propõe: Orar com Maria.

Belo Horizonte, 19 de agosto de 1981.

Fr. José Fragoso Filho
da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Belo Horizonte.

RETORNA