Apresentação

Rezar nos dias de hoje tornou-se uma tarefa difícil para muita gente. Uns já nem conseguem formular uma prece a sós. Outros são incapazes de dirigir-se a Deus como a um TU. Apenas o mencionam na terceira pessoa.

Por que isto? Não será talvez porque, pela transformação de vida que atravessamos, esvaziou-se de sentido uma imagem que tínhamos de Deus, como alguém dominador e super-protetor, a cobrar de nós a submissão total? Não será que se apagou de nossa consciência viva a idéia de um Deus distante e so-branceiro que não se envolve em nossas lutas senão para fazer valer a Sua vontade?

A renovação, que se processa no âmbito da Igreja, pretende ajudar-nos a encontrar melhor a Deus enquanto presente a nós, no dia a dia, e como atuante nos acontecimentos da nossa vida. Orientados pela Fé redescobrimos essa presença amiga e renovadora de Deus.

A oração se mostra então como a expressão vivencial mais profunda de quem percebe e experimenta essa nova dimensão da existência.

Por isto a condição essencial para se rezar é permanecer dentro da vida, com seus altos e baixos, e usar os óculos da Fé que nos fazem enxergar o Deus presente e atuante em todos os acontecimentos.

A Comunidade Carmelitana de Belo Horizonte apresenta aos irmãos nesta Fé este opúsculo como pequena contribuição para uma oração mais inserida na vida. São 15 Celebrações a partir da meditação sobre pontos centrais da nossa Fé cristã ligados a ex-periências e desejos que tanto nos envolvem.

Que este opúsculo possa ajudar a muitos, alimentando o seu gosto pela oração comunitária, quer na celebração da Missa quer nos encontros de pequenos grupos, onde celebramos a inserção da nossa vida no amor de Deus.

RETORNA